quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ideais vs Ideais


Vivemos em um mundo de ideais, cada um tem o seu próprio ideal, mas existem aqueles ideais que são considerados “errados” pela sociedade atual.

Então nesse post irei dar minha opinião e espero que vocês leitores também coloquem a sua, até quando um ideal pode ser aceitável pela sociedade e quando um ideal ultrapassa os limites mesmo que pelo bem da humanidade? Para isso usarei o ideal de Kira que deseja o bem da humanidade, mas os métodos usados por ele são considerados errados, vamos falar sobre ele e depois veremos se ele esta certo ou errado.

Yagami Raito (ou Light no Brasil e no EUA):

Raito, que usava o nome de Kira é um caso bem difícil, o seu ideal é bem “gentil” ele queria acabar com o crime no mundo, acabar com o assassinato, acabar com os roubos, sequestro etc. Mas qual a melhor forma que ele encontrou de fazer isso? Matando todos os criminosos é claro, ele usou o Death Note (vou procurar não dar tanto spoiler) para matar os bandidos, fazendo assim todos os outros criminosos ficarem com medo e por fim parassem de cometer crimes, e adivinhem só deu certo a taxa de criminalidade caiu pro volta de 80% se não me engano, caiu por duas razão a primeira foi que a maioria dos bandidos estavam mortos e a segunda os bandidos que estavam vivos ficaram com medo, bom mas a policia contrata um investigador super famoso o melhor do mundo para encontra-lo, seu nome era L, bom ambos tem ideais diferentes Kira acha que seu ideal é perfeito ele deseja se tornar  “O Deus do novo mundo” um mundo sem crime, L apesar de trabalhar pela mesma causa limpar o mundo do crime não concorda com as ações de Kira, porque aparentemente matar os criminosos é errado aqui temos um encontro de ideais mas qual o certo?
Enquanto pesquisava sobre o assunto encontrei esse comentário escrito por um cara chamado Fábio Augusto.

“A própria filosofia de Death Note é meio contraditória. Pois tu não sabias se Kira estava transtornado em si com o poder do caderno e todas suas consequências. Ou se apenas gostaria de causar uma restauração nas injustiças do qual o mundo estava passando.

E o bacana de se interpretar nesta série é o fato da justiça prevalecer em sua condição mais sublime na detenção de um poder que possibilita ao usuário o extremismo de uma decisão.

Ou você se torna o Deus do novo mundo, sem valores morais. Ou apenas ignora tal fato e se habilitaria a muda-lo sendo normal?

Enfim, como um humano fazendo parte da formação social, Kira tinha seus sentimentos conturbados movidos pelo sistema. E tomou a decisão que lhe era apropriada.

Por tais motivo concordaria em ele se tornar o Deus do Novo Mundo.

De uma perspectiva externa, até para o anime ganhar um certo rumo foi o melhor a fazer.”

Conclusão:

Bom esse comentário dele praticamente explicou tudo o que eu teria para falar pois a questão em si não é o ideal que poderia ser considerado certo, mas sim a pessoa quem o utiliza ele faz isso por um bem maior ou apenas para si mesmo? Se a resposta for a primeira os fins justificariam os meios, mas e sendo a segunda resposta? Abre-se mais uma pergunta, bom sendo a segunda resposta o que acabou se tornando com o decorrer da historia, fico do lado de L. Bom então acabou, encerramos esse assunto L tem o ideal certo. Não ainda não pois como falei os fins justificam os meios será que matar alguns inocentes agora para evitar milhares de mortes no futuro não é uma coisa a ser observada? Isso estaria certo ou errado? Bom se pensar a longo prazo seria o certo a se fazer, mas alguém tem o direito de tirar a vida de alguém para evitar a morte de outras no futuro, sem ela ter feito nada que vai implicar na morte dessas pessoas? Cada resposta vai abrindo uma nova pergunta e nunca uma solução definitiva, por fim acho que é isso que significa ideal mesmo que 99,9% das pessoas tenha por base um ideal que seria o “certo” vai ter aquele 0,1% que terá um ideal diferente, que será considerado o “errado” pelas outras pessoas, mas no fim se você pensar bem vai ser tudo uma questão de opiniões diferentes.
Mudei um pouco o rumo do post, mas foi porque a cada vez que eu escrevia me abria novas pergunta e no fim pude perceber que não tem um certo e um errado, mas sim ideais diferentes, mas essa é a minha opinião e a de vocês? Se quiserem comentar sobre sua opinião lerei com prazer mas o objetivo é fazer você refletir sobre o certo e o errado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...